quarta-feira, 1 de abril de 2015

QUARESMA - 5º DOMINGO



Na liturgia do 5º Domingo da Quaresma ecoa, com insistência, a preocupação de Deus no sentido de apontar ao homem o caminho da salvação e da vida definitiva.

A Palavra de Deus garante-nos que a salvação passa por uma vida vivida na escuta atenta dos projetos de Deus e na doação total aos irmãos.

O Evangelho convida-nos a olhar para Jesus, a aprender com Ele, a segui-l’O no caminho do amor radical, do dom da vida, da entrega total a Deus e aos irmãos. O caminho da cruz parece, aos olhos do mundo, um caminho de fracasso e de morte; mas é desse caminho de amor e de doação que brota a vida verdadeira e eterna que Deus nos quer oferecer. Ouçam com atenção:

Meus amigos, nestes dias que antecedem a grande festa da vida, vamos proclamar com mais intensidade a nossa fé, colocando em prática tudo que aprendemos nesta nossa caminhada de preparação para a Páscoa!

Ao longo deste tempo Quaresmal, em que buscamos uma proximidade maior com Deus, podemos dizer que muita coisa já mudou em nós! Já temos a consciência de que não podemos viver de qualquer jeito, de que precisamos viver do jeito de Jesus, sem fugirmos das cruzes, sem buscarmos atalhos pra encurtar o caminho.

O evangelho do 5º Domingo da Quaresma nos convida a pautar a nossa vida no exemplo de Jesus, a assumir a fé com todas as suas consequências!

Enquanto as autoridades judaicas tramavam a morte de Jesus, alguns gregos, que haviam subido para Jerusalém, a fim de adorar a Deus durante a Páscoa dos Judeus, sentiram-se desejosos de ver Jesus!

Certamente, aqueles gregos já haviam ouvido falar de Jesus. Ao invés de irem diretamente a Ele, optaram por um intermediário, eles aproximaram-se de Felipe e disseram: “Senhor, queremos ver Jesus!” Felipe convidou André e os dois, levaram o fato ao conhecimento de Jesus, que ao invés de combinar um encontro com os gregos, Ele dirige-se aos discípulos, aproveitando aquela oportunidade, para falar da sua volta ao Pai!

Jesus sabia de tudo que estava para lhe acontecer, mas Ele não foge do confronto. Mesmo no momento crucial de sua vida, quando a angústia já tomava conta do seu coração “humano,” Jesus ainda encontra força para falar da fecundidade da vida, referindo-se sobre os frutos que seriam produzidos com a sua morte!

No caminho para a cruz, Jesus fala de vida, dando o exemplo de uma semente que só produz frutos, quando cai na terra e morre! Falando de uma semente, Jesus fala de si mesmo, Ele seria aquela semente que morreria na terra para produzir frutos!

Falando claramente de sua morte, Jesus, delega aos discípulos, a incumbência de torná-Lo conhecido, não somente pelos gregos, mas pelo mundo inteiro, o que realmente aconteceu depois de sua morte e ressurreição!

Foi a partir da Cruz, que Jesus tornou conhecido em todos os rincões da terra!

Finalizando a sua missão aqui na terra, Jesus advertiu aos discípulos e hoje a nós, sobre o perigo do apego a nossa vida terrena! A sua mensagem é clara: somente quem é desapegado, desprendido, é livre para servir!

Ora, o primeiro passo de quem quer seguir Jesus deve ser renunciar a si mesmo, para tornar-se um servidor do Reino! A opção deve ser radical! Um verdadeiro seguidor de Jesus deve apresentar-se a Ele, completamente livre de qualquer apego.

Meus amigos, muitos querem "ver" Jesus, mas desconhecem o caminho para chegar até Ele! Então, sejamos como Felipe, tornemo-nos caminho para que o outro possa, chegar à Jesus! Para que o outro possa conhecer Jesus e descobrir um tesouro de valor incalculável.

Brasília 20 de março de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário