segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

ADVENTO: 4º Domingo

  
No primeiro domingo do mês de dezembro dá-se o Tempo do Advento. Advento quer dizer aquilo que vem vindo, que vai chegar. Por isto, antes de chegar o Natal, há o tempo do Advento. São exatamente quatro semanas, durante as quais se espera o nascimento de Jesus. Esse tempo, ou seja, durante essas quatro semanas, devemos nos preparar, pois é um tempo dedicado à reflexão e preparação para a chegada do Senhor Jesus.

Conforme os três últimos textos postados neste blog, já nos preparamos da seguinte maneira:

Na primeira semana do Advento

Começamos a nos preparar para a chegada do Menino Jesus. Era preciso ver se tudo estava em ordem para recebê-lo. Fizemos uma revisão de vida, de nossos atos... Como temos vivido? Procuramos a paz, ser promotores da paz entre as pessoas, nossos irmãos e amigos? Temos seguido ou, ao menos, tentado seguir os ensinamentos de Jesus? Temos desempenhado nossa missão de discípulos missionários? Temos sido um pai ou mãe cuidadosos, levado nossos filhos à Igreja?

Na segunda semana do Advento

Conversamos com nossos amigos, nossos familiares, nossos colegas de trabalho sobre a chegada do Menino Jesus e os ajudamos, também, a se prepararem...

Na terceira semana do Advento

Faltando pouco para Jesus nascer, pudemos, juntamente com nossos amigos e familiares, formar um grupo e procurar falar da chegada do Menino Deus a outras pessoas, inclusive às crianças. Foi uma ótima oportunidade para evangelizar, pois talvez essas pessoas, essas crianças, esses jovens e adolescentes não estivessem se preparando muito bem para o Natal...

Na quarta semana do Advento

O grande dia se aproxima... o dia que Jesus vai chegar! Então, vamos aguardá-lo com muita alegria, com entusiasmo, com amor no coração, assim como fizeram os pais de Jesus, Maria e José. Portanto, a nossa reflexão será, agora, sobre o 4º Domingo do Advento.

No evangelho do quarto domingo do Advento - Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1,26-38) - 4º Domingo do Advento – a liturgia refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para nos oferecer e que torna-se uma realidade concreta, tangível e plena quando aceitamos dizer “sim” ao projeto de Deus, qual seja, acolher Jesus e apresentá-lo ao mundo.

Preste atenção à mensagem desse Evangelho:

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: "Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo;bendita és tu entre as mulheres". Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: "Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; e o seu reinado não terá fim". Maria disse ao Anjo: "Como será isto, se eu não conheço homem?" O Anjo respondeu-lhe: "O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice porque a Deus nada é impossível". Maria disse então: "Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra".

Após a leitura atenta desse evangelho, o que mais nos chama a atenção? Três aspectos merecem destaque:

1- a fé de Maria;
2- o conteúdo da mensagem; e
3- a obediência de Maria.

Fé de Maria
Maria não questiona a vontade de Deus transmitida pelo anjo, com as palavras transmitidas pelo anjo, embora tenha ficado"perturbada", pois era muito jovenzinha, uma menina, a bem da verdade. Ela confiou na vontade de Deus, embora não entendesse muito bem a sua missão de ter sido escolhida para ser a Mãe do Salvador!

Conteúdo da mensagem
A mensagem "Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David;  o seu reinado não terá fim" expressa o dom da maternidade de Maria. Maria recebeu o dom da divina maternidade porque teve fé e pela fé se torna a mulher mais abençoada, mais agraciada de todas! O nascimento de Jesus - o Salvador - é obra da intervenção de Deus, pois Maria concebe sem conhecer homem algum.

Obediência de Maria
A obediência de Maria expressa na mensagem: "Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Maria recebeu o dom da divina maternidade porque teve fé! Ela confiou em Deus e deu o seu "sim"! Aparentemente, palavra tão simples, humilde, mas que irá marcar o destino da humanidade para sempre.

Conforme explicação no nº 494 do Catecismo da Igreja Católica, dando à Palavra de Deus o seu consentimento, Maria tornou-se Mãe de Jesus e, abraçando de todo o coração, sem que nenhum pecado a retivesse, a vontade divina de salvação, entregou-se ela mesma totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, para servir, na dependência dele e com Ele, pela graça de Deus, ao Mistério da Redenção.

Como se vê, temos muito que aprender com a fé e a obediência de Maria, a "Maria do Sim", que nos ensina a viver e a dar nosso "sim" a Deus.

Por isto podemos afirmar que Maria participa da salvação do mundo! Ela verdadeiramente coopera para a salvação humana com livre fé e obediência. Pronunciou seu "fiat" (faça-se) em representação de toda a natureza humana. Por sua obediência, tornou-se a nova Eva, Mãe do viventes (Catecismo da Igreja Católica, nº 511). Maria, a Virgem escolhida por Deus para ser a Mãe de seu Filho, é verdadeiramente "Mãe de Deus", pois é a Mãe do Filho Eterno de Deus feito homem, que é Ele mesmo Deus. É através de Maria que Deus atua no mundo, na humanidade, é através de homens e de mulheres atentos aos projetos de Deus que Ele atua no mundo, que manifesta seu amor, que se torna presente no mundo.

É preciso que estejamos atentos ao chamado de Deus para que possamos dar o nosso "sim" total e incondicional, particularmente aos pobres, aos humildes, aos infelizes, aos marginalizados – a salvação e a vida de Deus. Digamos, com fé, Virgem Maria, rogai por nós!

Para finalizar, façamos a Oração do Advento, bem simples:

“Eu o espero, Jesus. Venha logo!
Você nasceu em Belém e foi um menino, como eu fui.
Mas eu sei que você é o Filho de Deus, que veio do céu.
Traga então a sua paz e a sua amizade para o meu coração, que o espera impacientemente.
E também para o coração de todos os homens.
Ensine a eles o caminho que leva à gruta de Jesus
e faça com que todos se sintam irmãos.
Amém”.

Brasília, 19 de dezembro de 2014.
Maria Auxiliadôra