terça-feira, 19 de agosto de 2014

Quem é Jesus?

O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 16,13-20) convida-nos a aderir a Jesus, para isto, nos questiona: Quem é Jesus? Naquele tempo, Pedro respondeu, categoricamente, que Jesus é o Messias, o Filho de Deus vivo.

E para você, quem é Jesus?

Ao responder que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus, automaticamente você estará aderindo à Igreja. A missão da Igreja é dar testemunho da proposta de salvação que Jesus veio trazer. À Igreja e a Pedro é confiado o poder das chaves, isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus oferece.

No Antigo Testamento, a expressão “Filho de Deus” é aplicada aos anjos, ao Povo eleito, aos vários membros do Povo de Deus, ao rei e ao Messias/rei da linhagem de David. Também, designa a condição de alguém que tem uma relação particular com Deus, a quem Deus elegeu e confiou uma missão.

Significa não só que Ele recebe vida de Deus, mas que vive em total comunhão com Deus, que desenvolve com Deus uma relação de profunda intimidade e que Deus Lhe confiou uma missão única para a salvação dos homens. Significa, inclusive, reconhecer a profunda unidade e intimidade entre Jesus e Deus e que Jesus conhece e realiza os projetos do Pai no meio dos homens.

Jesus diz a Pedro que ele é “a rocha” sobre a qual a Igreja de Jesus vai ser construída, ou seja, a base firme e inamovível sobre a qual vai assentar a Igreja de Jesus. É a fé que Pedro e a comunidade dos discípulos professam: a fé em Jesus como o Messias, Filho de Deus vivo.

Para que seja possível a Pedro testemunhar que Jesus é o Messias, Filho de Deus, e edificar a comunidade do Reino, Jesus promete-lhe “as chaves do Reino dos céus” e o poder de “ligar e desligar”.

Jesus nomeia Pedro para “administrador” e supervisor da Igreja, com autoridade para interpretar as palavras de Jesus, para adaptar os ensinamentos de Jesus a novas necessidades e situações, e para acolher ou não novos membros na comunidade dos discípulos do Reino.

Cabe lembrar, todos são chamados por Deus, mas nem todos estão dispostos a aderir às propostas de Jesus.Meu amigo, quem é Jesus para você?

Seria um homem bom, generoso, atento aos sofrimentos dos outros, que sonhou com um mundo diferente?

Seria um admirável “mestre” de moral, que tinha uma proposta de vida “interessante”, mas que não conseguiu impor os seus valores?

Seria um revolucionário, ingênuo e inconsequente, preocupado em construir uma sociedade mais justa e mais livre e que procurou promover os pobres e os marginais e que foi eliminado pelos poderosos?

Para os discípulos de Jesus, Ele foi bem mais do que “um homem”...

Ele foi e é “o Messias, o Filho de Deus vivo”. Portanto, Jesus é uma proposta de Deus, destinada a tornar cada homem ou cada mulher uma pessoa nova, capaz de caminhar ao encontro de Deus e de chegar à vida plena da felicidade sem fim.

A diferença entre o “homem bom” e o “Messias, Filho de Deus”, é a diferença entre alguém a quem admiramos e que é igual a nós, e alguém que nos transforma, que nos renova e que nos encaminha para a vida eterna e verdadeira.

Repito a pergunta: quem é Jesus para você? Interrogue seu coração e tente perceber qual é o lugar certo que Cristo ocupa em sua existência… Pense no significado que Cristo tem na sua vida, na importância que os seus valores assumem nas suas opções, no esforço que você faz ou que não faz para O seguir…

Quem é Cristo para você?

Que lugar ocupa Jesus na sua experiência de caminhada em Igreja?

Porque é que estamos na Igreja: é por causa de Jesus Cristo, ou é por outras causas (tradição, inércia, promoção pessoal…)?

Brasília 19/08/2014Maria Auxiliadôra