quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

A MULHER NO VATICANO




Pela primeira vez, o Papa Francisco nomeou uma mulher para a Subsecretaria da Seção para as Relações Multilaterais da Secretaria de Estado.

De agora em diante, mencionada Seção contará com dois subsecretários: Francesca Di Giovanni e Monsenhor Miroslaw Wachowski. A nomeação deu-se no dia 15 de janeiro de 2020.

De fato, supracitado cargo não existia e Francesca é a primeira pessoa a ocupá-lo, equivalendo-se ao de um chefe de departamento dentro de um ministério de um país.

Formada em Direito, Francesca Di Giovanni tem 66 anos, trabalha há quase 27 anos na Secretaria de Estado e possui larga experiência principalmente no que se refere aos temas ligados a migrantes e refugiados, direito internacional humanitário, comunicações, direito internacional privado, situação da mulher, propriedade intelectual e turismo.

Trabalhou, também, no âmbito do setor jurídico junto ao Centro Internacional da Obra de Maria, que pertence ao Movimento dos Folcolares.

Acima dela na hierarquia direta da diplomacia Santa Sé estão: o Papa Francisco; o secretário de estado, cardeal Pietro Parolin, que é como um primeiro-ministro do Vaticano; e o secretário da seção para relações com os estados, arcebispo Paul Richard Gallagher, que é como um ministro das Relações Exteriores do Vaticano.


Fontes pesquisadas: