quinta-feira, 18 de abril de 2013

O BOM PASTOR



Amigos, hoje refletiremos sobre o Evangelho Segundo João 10, 27-30, do 4º Domingo do Tempo Pascal, considerado o Domingo do Bom Pastor:

Naquele tempo, disse Jesus: “As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.

Como falado, o 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus nos propõe.

O Evangelho apresenta Cristo como o Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho, é conduzir o homem às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. Portanto, a missão desse Pastor, que é o próprio Jesus, é dar vida às ovelhas.

Jesus está disposto a defender os seus discípulos até dar a própria vida por eles, a fim de que nada e nem ninguém possam privar os discípulos dessa vida plena. O Bom Pastor – Jesus Ressuscitado - dará a vida eterna, protegerá seus discípulos contra todo mal. Ele dará sua vida para que suas ovelhas sejam salvas, para que sejam livres de todo pecado, de todo o tipo de opressão e para que todos tenham vida.

As ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-Lo. É dessa forma que encontrarão vida em plenitude, pois os que aceitam a proposta de vida que Jesus lhes faz não se perderão nunca. As ovelhas, ou seja, os discípulos têm que escutar a voz do Pastor e segui-Lo.

Segui-Lo significa fazer parte do rebanho de Jesus, aderir a Ele, escutar as suas propostas, comprometer-se com Ele e como Ele, entregar-se sem reservas numa vida de amor e de doação ao Pai e aos homens, ao próximo. As “ovelhas” do rebanho de Jesus têm que “escutar a voz” do Pastor e segui-Lo… Isso significa, concretamente, percorrer o mesmo caminho de Jesus, numa entrega total aos projetos de Deus e numa doação total, de amor e de serviço aos irmãos.

Nós somos as suas ovelhas e somos cuidadas por Ele com muito carinho, com amor e com misericórdia. Mesmo assim, em algum momento, por um pequeno descuido, nos perdemos do rebanho, nos afastamos também de nosso Pastor. E nos expomos a todos os perigos físicos e espirituais. O Pastor fica triste quando perde uma de suas ovelhas, mas Ele vai em busca dela e não descansa enquanto não a trás de volta, e sua alegria é imensa quando a encontra.

Cabe aqui uma pergunta: de que maneira podemos distinguir a “voz” de Jesus, o nosso Pastor, de outros apelos, de propostas enganadoras, de “cantos de sereia” que não conduzem à vida plena?

Resposta: através de um confronto permanente com a sua Palavra, através da participação nos sacramentos onde se nos comunica a vida que o Pastor nos oferece e num permanente diálogo íntimo com Ele. É pela fé, na nossa fé temos a certeza de que Ele está conosco, nunca nos abandona. E essa mesma fé que nos direciona a Ele, nos faz sermos seus seguidores. Ele conhece cada um de nós, nos chama pelo nome, para seguirmos suas orientações, para fazer parte de seu Reino, para estar em comunhão com Ele e com o Pai. Ouçamos o chamado do Bom Pastor, para sermos seus discípulos.

Então, agora, rezemos juntos a seguinte oração, extraída do livro Ágape, de autoria do Padre Marcelo Rossi:

Senhor,
Tu és o Bom Pastor.
Eu sou a Tua ovelha.
Em alguns dias, estou sujo;
Em outros, estou doente.
Em alguns dias, me escondo;
Em outros, me revelo.
Sou uma ovelha ora mansa, ora agitada.
Sou uma ovelha ora perdida, ora reconhecida.
Eu sou Tua ovelha, Senhor.
Eu conheço a Tua voz.
É que às vezes a surdez toma conta de mim.
Eu sou Tua ovelha, Senhor.
Não permitas que eu me perca,
Que eu me desvie do Teu rebanho.
Mas se eu me perder,
Eu Te peço, Senhor,
Vem me encontrar.
Amém.


Brasília 18/04/2013
Maria Auxiliadôra