sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

SANTA MÔNICA, Padroeira dos Pais



LOCAL DE NASCIMENTO: nasceu em Tagaste, no norte da África, no ano de 332.

Filha de família abastada, foi criada por uma escrava que criava os filhos dos senhores. Desde criança ela era muito religiosa e disciplinada. Sempre que podia, ajudava os mais pobres e demonstrava muita paciência e mansidão.

FALECIMENTO: faleceu no ano 387, aos 56 anos. O corpo de Santa Mônica foi descoberto em 1430 e o Papa Martinho V transportou-o para Roma e depositou-o na igreja de Santo Agostinho.

CASAMENTO: casou-se com um nobre chamado Patrício, que era um decurião (membro do conselho de Tagaste). Possuía terras, escravos e uma boa posição social. Porém, era um homem violento, rude, pagão, por isto foi motivo de muito sofrimento e orações de Santa Mônica.

FILHOS: 3 filhos: Agostinho, Navígio e Perpétua, que se tornou religiosa.

Agostinho era o mais velho e lhe causou muitas tristezas, vivia nos vícios e pecado. A dificuldade com Agostinho chegou a tal ponto que, para ensiná-lo que nossas ações neste mundo têm consequências, Santa Mônica o proibiu de entrar em casa. Mas ela era mãe fervorosa e fiel, nunca deixou de rezar pela conversão do filho e o fez durante 33 anos.

Agostinho era dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Ao final, Agostinho se converteu, foi batizado e se tornara Bispo e doutor da Igreja. E as orações da mãe foram ouvidas, tanto que Agostinho tornou-se o famoso "Santo Agostinho", o santo que influenciou todo o Ocidente cristão e influencia até hoje.

Santa Mônica rezava também pela conversão do marido e de Navígio, sempre com muita perseverança e paciência, nunca desistiu de sua fé cristã.

SABEDORIA E MENSAGEM: Santa Mônica deixou para todas as mães o ensinamento de que além de educar os filhos para viverem em sociedade, é preciso também educá-los para Deus, desenvolvendo neles a vida espiritual. Santa Mônica ensina que mães e pais devem se preocupar com a salvação e santificação de seus filhos.

CANONIZAÇÃO: foi canonizada pelo Papa Alexandre lll, por ter sido a responsável pela conversão de Santo Agostinho, ensinado a fé cristã, a moral e a mansidão. Sua festa é comemorada no dia 27 de agosto.

ORAÇÃO A SANTA MÔNICA

Nobilíssima Santa Mônica, rogai por todas as mães, principalmente por aquelas mães que se esquecem que ser mãe é sacrificar-se. Rogai, virtuosa Santa Mônica, para que abram-se as almas de todas as mães, para que elas enxerguem a beleza da vocação materna, a beleza do sacrifício materno. Rogai, Santa Mônica, para que todas as mães saibam abraçar com Fé o sofrimento e a dor, assumam seus filhos com coragem, como instrumento de santificação para as famílias, e para sua própria santificação. Amém.

Santa Mônica, rogai por nós!