segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA


Toda Bíblia É Comunicação

Toda Bíblia é comunicação
De um Deus Amor, de um Deus irmão.
É feliz quem crê na Revelação,
Quem tem Deus no coração.

Jesus Cristo é a Palavra,
Pura imagem de Deus Pai.
Ele é vida e verdade, a suprema caridade.
Os profetas sempre mostram a verdade do Senhor.
Precisamos ser profetas para o mundo ser melhor.

Nossa fé se fundamenta na palavra dos apóstolos.
João, Mateus,Marcos e Lucas transmitiam essa fé.
Vinde a nós, ó Santo Espírito, venha nos iluminar.
A Palavra que nos salva, nós queremos conservar.

Segundo a música do Padre Zezinho, a Bíblia é realmente comunicação! E esta comunicação, que se faz através da leitura e da escuta da Palavra de Deus, deve-se tornar uma constante em nossa vida, em especial no mês de setembro, como recomenda a Igreja. Hoje vamos refletir sobre o porquê o mês de setembro é o mês da Bíblia.

Para nós, católicos do Brasil, setembro é o mês dedicado à Bíblia desde 1971. Porém, desde 1947, comemora-se o “Dia da Bíblia” no último domingo de setembro.

Há 38 anos a Igreja do Brasil celebra no mês de setembro o Mês da Bíblia. A celebração teve sua origem na arquidiocese de Belo Horizonte/MG e foi se espalhando para todo o Brasil.

Mas por que o mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia? Porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo.

Pois bem, quem foi São Jerônimo? São Jerônimo é um dos grandes padres da Igreja do ocidente. Ele nasceu na Dalmácia em 340 e faleceu em 420 dC. Ele foi encarregado pelo Papa São Dâmaso de realizar uma versão latina da Bíblia, que seria depois conhecida pelo nome de Vulgata, e foi a versão empregada na liturgia romana até o século XX.

Como se vê, São Jerônimo foi um grande biblista, pois foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Portanto, o “Dia da Bíblia”, consequentemente o mês todo de setembro, é uma homenagem a São Jerônimo.

Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas. Provavelmente, a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade. Ela contém a Palavra de Deus, que é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à Revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.

Nesse mês da Bíblia somos convidados a estudar e refletir sobre esse maravilhoso livro que tem tanto a nos revelar e instruir.

Brasília 06/09/2013
Maria Auxiliadôra