segunda-feira, 9 de abril de 2012

TRÍDUO PASCAL

O Ano Litúrgico compreende dois tempos fortes: o Ciclo Pascal e o Ciclo do Natal. O Ciclo Pascal inclui a Quaresma, como preparação; o Tríduo Pascal, como centro; e o Tempo Pascal, como prolongamento. O Ciclo do Natal, com sua preparação no Advento e o seu prolongamento até a festa do Batismo do Senhor. Além destes dois, temos o Tempo Comum.

O Tríduo Pascal é o ápice do ano litúrgico, especialmente porque celebra a Morte e a Ressurreição do Senhor, portanto, é um tempo forte para os cristãos. Não é um tríduo preparatório para a festa da Páscoa. É composto de três dias, ou melhor, de três momentos distintos, de uma única celebração, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão e Vigília Pascal (Sábado Santo), véspera do Domingo de Páscoa.

A contagem dos três dias é feita da seguinte maneira:
- Primeiro dia: começa na quinta-feira à noite (depois do pôr do Sol) até sexta-feira;
- Segundo dia: de sexta-feira à tarde até sábado;
- Terceiro dia: de sábado à domingo da Páscoa.

QUINTA-FEIRA SANTA
Na Quinta-feira Santa comemora-se a última ceia (Ceia do Senhor), em que Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio cristão. Há, também, a Cerimônia do Lava-pés como recordação do gesto em que Jesus lavou os pés dos doze apóstolos. Ao final da celebração, há a transladação do Santíssimo Sacramento para um lugar menor, para ser adorado.

SEXTA-FEIRA SANTA (PAIXÃO DO SENHOR)
Na Sexta-feira Santa não se celebra Missa. Recorda-se a Morte de Cristo por uma celebração da Palavra de Deus, constando de leituras bíblicas, de preces solenes, adoração da cruz e comunhão sacramental, mas não é Missa. Este dia é marcado com o silêncio, o jejum e a oração, mas não deve ser vivido em clima de luto, e sim de profundo respeito diante da morte do Senhor.

SÁBADO SANTO
O Sábado Santo é dedicado à Vigília Pascal, que é a memória da noite santa da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Há a bênção do fogo novo e do círio pascal, a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, com leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e a liturgia Eucarística.

Brasília/DF 09.04.2012
Maria Auxiliadôra