terça-feira, 18 de março de 2014

“Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito”.


A liturgia do 7º Domingo do Tempo Comum - Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5, 38-48), convida-nos à santidade, à perfeição. Sugere que o “caminho cristão” é um caminho nunca acabado, que exige de cada homem ou mulher, em cada dia, um compromisso sério e radical, feito de gestos concretos de amor e de partilha.

É um convite. Somos convidados a percorrer o nosso caminho de olhos postos nesse Deus santo que nos espera no final da viagem.

Jesus pede aos seus discípulos que aceitem inverter a lógica da violência e do ódio, pois esse “caminho” só gera egoísmo, sofrimento e morte; e pede-lhes, também, o amor que não marginaliza nem discrimina ninguém, nem mesmo os inimigos. É nesse caminho de santidade que se constrói o “Reino”.

Disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’.

Temos aqui o princípio de talião, também conhecido como Lei de Talião, lei que estabelece um castigo igual ao delito: "Para tal delito, tal castigo", é o princípio "olho por olho, dente por dente”. O criminoso era punido talmente, ou seja, de maneira igual, ao dano causado ao outro. A punição era dada de acordo com a categoria social do criminoso e da vítima. Em si, era uma lei razoável, destinada a evitar as vinganças excessivas, brutais, indiscriminadas…

Então, continua Jesus, e ai vem a novidade deste Evangelho, Jesus continua:

Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado. Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário?Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».

Jesus ensina e exige o perdão. Perdoar a quem nos perdoa é fácil, mas para ser um verdadeiro cristão temos que perdoar aos nossos inimigos. A ordem de Jesus é bem clara!

Em muitas situações somos machucados, feridos e humilhados e a maioria das vezes por pessoas que não esperávamos, pessoas próximas de nós. Diante destas situações da vida, como agir? O que fazer?

Ora, temos de ser luz mesmo muitas vezes tendo que passar por cima do nosso orgulho que grita dentro de nós para que paguemos com a mesma moeda. Por isso, temos que ter a grandeza de reconhecer que o único incapaz de cometer contra nós estas faltas é somente o Senhor que nunca nos decepcionará. Nós, seres humanos, somos imperfeitos. Muitas vezes achamos que somos melhores do que o outro que está ao nosso lado, e o ferimos. Somos incapazes de ver no outro a face do Pai, talvez se fizéssemos este exercício de lembrar que o outro é a imagem e semelhança de Deus, teríamos mais compaixão uns pelos outros.

Então, peçamos a Jesus para que aprendamos a dar este perdão que é algo divino e que só os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo são capazes de dar. Sabemos que o perdão não é o esquecimento do fato, não é como um passe de mágica que de repente se esquece tudo, não é esperar que tudo se resolva de uma vez, é um exercício diário. Não podemos esquecer que estamos sujeitos ao erro e que somos pecadores e necessitados do perdão divino.

Da mesma forma que espero o perdão de Deus, o meu próximo também precisa do meu. Para sermos perdoados por Deus temos que dar o perdão a todos àqueles que de uma forma ou de outra nos ofenderam.

Sigamos o exemplo de Deus que nos perdoou de nossos pecados dando seu filho único para que fossem remidas todas as nossas faltas e em nenhum momento fica nos lembrando dos pecados confessados, pois, o Senhor não os coloca de lado para sempre nos lembrar, Ele os apaga. Pecados confessados são pecados esquecidos.

Não deixemos que a mágoa ou o rancor nos corroa por dentro, nos afastando Daquele que só nos amou e continua a nos amar mesmo diante das nossas infidelidades. Lembre-se: somente estando ao lado D’aquele que é a fonte do perdão seremos capazes de perdoar.

Converse sempre com Jesus, Ele sempre te mostrará o caminho a seguir, te dará a grandeza de aprender a perdoar.

O pedido de Jesus apresenta uma verdadeira novidade. Para Jesus, não basta amar aquele que está próximo, aquele a quem me sinto ligado por laços étnicos, sociais, familiares ou religiosos; mas o amor deve atingir todos, sem exceção, inclusive os inimigos.

Fica, assim, abolida qualquer discriminação, sabe por que? Porque Deus não faz discriminação no seu amor. Ele faz brilhar o sol e envia a chuva sobre bons e maus, que oferece o seu amor a todos, inclusive aos indignos. O amor universal de Deus é a razão do amor que os membros do “Reino” devem oferecer a todos os homens e mulheres que Deus coloca no seu caminho.

Façamos um propósito, que acredito seja o começo para uma grande mudança: Tratar todas as pessoas com que eu me encontre com respeito e amabilidade. Já é um bom caminho, certo?

Brasíllia 21/02/2014
Maria Auxiliadôra


Nenhum comentário:

Postar um comentário