segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ADVENTO

  
A nossa reflexão de hoje será sobre o Advento. No primeiro domingo do mês de dezembro damos início ao Tempo do Advento.

O que significa “advento”? Advento quer dizer aquilo que vem vindo, que vai chegar. Por isso, antes de chegar o Natal, há o tempo do Advento. São exatamente quatro semanas, durante as quais se espera o nascimento de Jesus. Esse tempo, ou seja, durante essas quatro semanas, devemos nos preparar. De que maneira? Bem, esse tempo é dedicado à reflexão e preparação para a chegada do Senhor Jesus, como acabei de falar.

Muito tempo antes de nascer, Jesus já era esperado. Os antigos patriarcas e profetas hebreus esperavam o Messis, isto é, o Salvador, Aquele que seria enviado por Deus para libertar o povo de Israel.

E nós, hoje em dia, também devemos esperar Jesus durante o Advento. Ele é o Messias que, a cada ano, chega no Natal para nos trazer a paz, a promessa de uma vida futura com liberdade e amor.

Então, vamos assim fazer:

- na primeira semana do Advento: nesta semana, você deve começar a se preparar para a chegada do Menino Jesus. É precido ver se tudo está em ordem para recebê-lo. Veja bem: faça uma revisão de sua vida, de seus atos... como tenho vivido? Tenho procurado a paz, ser um promotor ou promotora da paz entre as pessoas, meus irmãos e amigos? Tenho seguido ou, ao menos, tentado seguir os ensinamentos de Jesus? Tenho desempenhado minha missão de discípulo missionário? Tenho sido um pai ou mãe cuidadoso, levando meus filhos à Igreja?

- na segunda semana do Advento: nesta semana, você deve conversar com seus amigos, seus familiares, seus colegas de trabalho sobre a chegada do Menino Jesus. Será que todos eles estão também preparados? Se não estiverem, ajude-os.

- na terceira semana do Advento: agora já falta pouco para Jesus nascer. Você pode, juntamente com seus amigos e familiares, formar um grupo e procurar falar da chegada do Menino Deus a outras pessoas, incusive às crianças, aos seus alunos, é uma ótima oportunidade para evangelizar, talvez essas pessoas, essas crianças, esses jovens e adolescentes não estejam se preparando muito bem para o Natal...

- na quarta semana do Advento: agora faltam apenas alguns dias para Jesus chegar... Então, vamos aguardá-lo com muita alegria, com entusiasmo, com amor no coração, assim como fizeram os pais de Jesus, Maria e José.

Uma dica: aliás essa dica não é idéia minha original, muitas pessoas têm o costume, para acompanhar bem o tempo do Advento, de preparar uma coroa com galhos de plantas, ou de papel ou qualquer outro material e ali fixar quatro velas, cada uma simbolizando uma semana e à medida que as semanas forem acontecendo cada vela vai sendo acesa, de modo que, ao final todas estarão acesas, fica lindo! No primeiro domingo do Advento, acenda uma velinha e reze uma oração para o Menino Jesus, apagando-a ao terminar de rezar. Faça a mesma ciosa nos outros domingos, sempre acendendo mais uma vela. No último domingo, acenda as quatro velas, isso tudo, é claro, rezando.

Para finalizar, vamos fazer a Oração do Advento, bem simples, e só ao ler você vai gravar:

“Eu o espero, Jesus. Venha logo!
Você nasceu em Belém e foi um menino, como eu fui.
Mas eu sei que você é o Filho de Deus, que veio do céu.
Traga então a sua paz e a sua amizade para o meu coração, que o espera impacientemente.
E também para o coração de todos os homens.
Ensine a eles o caminho que leva à gruta de Jesus
e faça com que todos se sintam irmãos.
Amém”.

Brasília 30/11/2012
Maria Auxiliadôra

Nenhum comentário:

Postar um comentário