quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SOLENIDADE DE CRISTO, REI DO UNIVERSO


Hoje falaremos sobre a Solenidade de Cristo, Rei do Universo – a Festa de Cristo Rei. Esta é uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela celebramos aquele Cristo que é o Rei do universo. O seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz. O título dado a Cristo, ou seja, “Rei”, põe em relevo sua soberania sobre todo criado.

Esta festa litúrgica foi estabelecida pelo Papa Pio XI em 11 de março 1925. O Papa quis motivar os católicos para reconhecer em público que o líder da Igreja é Cristo Rei. Mais tarde a data da celebração foi mudada dando um novo senso. O atual calendário mantém esta festa, colocada no último domingo do ano litúrgico, ou seja, no final de novembro.

O ano litúrgico termina com esta festa que salienta a importância de Cristo como centro da história universal. É o alfa e o ômega, o princípio e o fim. Cristo reina nas pessoas com a mensagem de amor, justiça e serviço. Jesus é o rei e a realeza de Jesus não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se concretiza de acordo com uma lógica própria, a lógica de Deus. O Evangelho desse próximo domingo, Jo 18, 33b-37, especialmente, explica qual é a lógica da realeza de Jesus e o Reino de Cristo é eterno e universal, quer dizer, para sempre e para todos os homens.

Esta festa tem um sentido escatológico (que diz respeito às últimas coisas, em referência a um acontecimento decisivo) na qual nós celebramos Cristo como Rei de todo o universo. Nós sabemos que o Reino de Cristo já começou a partir de sua vinda na terra há quase dois mil anos, porém Cristo não reinará definitivamente em todos os homens até que volte ao mundo com toda a sua glória no final dos tempos. Jesus nos antecipou sobre esse grande dia, em Mateus 25, 31-46.

Na festa de Cristo Rei celebramos que Cristo pode começar a reinar em nossos corações no momento em que nós permitimos isto a ele, e o Reino de Deus pode, deste modo, fazer-se presente em nossa vida. Desta forma estabelecemos o Reino de Cristo de agora em diante em nós mesmos e em nossas casas, emprego e vida.

Jesus nos fala das características do seu Reino por várias parábolas no capítulo 13 de Mateus:

"O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando dele, semeou no seu campo".

"O qual é realmente a mais pequena de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos".

"O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado".

"Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo".

Então, nestas parábolas Jesus nos faz ver claramente que vale a pena procurar e viver o Reino de Deus, isto vale mais do que todos os tesouros da terra e que o crescimento dele será discreto, sem ninguém perceber, mas efetivo.

E a Igreja tem a responsabilidade de orar e aumentar o reinado de Jesus Cristo entre os homens. O aumento do Reino de Deus deve ser o centro de nossa vida como membros da Igreja. Fazer com que Jesus Cristo reine no coração dos homens, nas casas, nas comunidades e nas cidades.

Assim, poderemos chegar a um mundo novo no qual reinará o amor, a paz, a justiça e a salvação eterna de todos os homens.

Para que Jesus reine em nossa vida, devemos em primeiro lugar conhecer Cristo. A leitura e reflexão do Evangelho, a oração pessoal e os sacramentos são os meios para conhecê-Lo e as graças recebidas vão abrindo os nossos corações a seu amor. Trata-se de conhecer Cristo de uma maneira experimental e não só teleológica. Temos que fazer uma experiência de Cristo. Devemos rezar com profundidade, escutar Cristo que nos fala. Ao conhecer Cristo expressaremos o amor de maneira espontânea, por que Ele é bondade, Ele é amor.

O amor a Cristo nos levará quase sem perceber a pensar como Cristo, querer como Cristo e sentir como Cristo, vivendo uma vida de verdadeira caridade e Cristandade autentica. Automaticamente imitaremos Cristo e cada vez mais o conheceremos e o amaremos e amando-o, então podemos experimentar seu Reino.

Dedicar a nossa vida a expandir o Reino de Cristo na terra é o melhor que podemos fazer, pois Cristo nos recompensará com alegria e uma paz profunda e imperturbável em todas as circunstancias da vida.

Oração a Cristo Rei

Cristo Jesus,
Eu vos reconheço como Rei do universo.

Tudo isto que foi feito, foi criado por Vós.
Exercitai, então, sobre mim todos os vossos direitos.

Renovo as minhas promessas do batismo.

Renuncio a Satanás, a suas vaidades e as suas obras
E vos prometo de viver como um bom cristão.

E de modo particular, me comprometo a fazer triunfar com todas as minhas forças, os direitos de Deus e da Vossa Igreja.

Divino Coração de Jesus,
Vos ofereço as minhas pobres ações, para obter que todos os corações reconheçam a vossa realeza sagrada para que, assim, se estabeleça em todo mundo o reino da vossa paz.
Amém


Brasília 23/11/2012
Maria Auxiliadôra Martins Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário