segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ADVENTO: 2º Domingo


No evangelho do próximo domingo - Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos ( Mc 1,1-8) - 2º Domingo do Advento - há um forte apelo ao reencontro do homem com Deus, à conversão. Deus está sempre disposto a oferecer ao homem um mundo novo de liberdade, de justiça e de paz; mas esse mundo só se tornará uma realidade quando o homem se dispuser a uma mudança, mudança de atitude, de pensamento, uma profunda reforma em seu coração, abrindo-o aos valores de Deus.


No Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: "Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’". Apareceu João Batista no deserto a proclamar um batismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pelos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia: "Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu batizo-vos na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo".


Como se vê, esse evangelho traz a missão de João Batista, a sua pregação, a reação dos ouvintes, o seu estilo de vida e o testemunho de João sobre Jesus. Então, para uma melhor reflexão, vou fazer alguns questionamentos:

1) Quem é João Batista e qual é a sua missão?
Conforme narrado no texto, João Batista é o “mensageiro” que prepara o caminho para o “Messias”, “Filho de Deus” (Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’).


2) Em que consistia a pregação de João?
João Batista apareceu no deserto a proclamar um batismo de penitência para remissão dos pecados.


3) Por que ou para quê?
De acordo com a catequese judaica, o Messias só chegaria quando Israel fosse, na verdade, a comunidade santa de Deus… Antes de o Messias chegar, o Povo devia, portanto, realizar um caminho de purificação e de conversão, de forma a tornar-se um Povo santo. O “batismo de penitência” , ou seja, “batismo de conversão”  ou de “metanoia”, proposto por João Batista deve ser entendido neste contexto e representa um convite à mudança radical de vida, de comportamento, de mentalidade.


4) O que era o batismo proposto por João?
Este “batismo” é um rito de iniciação à comunidade messiânica: quem aceitava este “batismo” passava a viver uma vida nova e aceitava integrar a comunidade do Messias.

5) E por qual razão a pregação de João é feita no deserto?
O “deserto” é, no contexto da catequese judaica, o lugar onde o Povo de Deus realizou uma caminhada de purificação e de conversão. Foi no deserto que os israelitas libertados do Egito passaram de uma mentalidade de escravos a uma mentalidade de homens livres, de uma mentalidade de egoísmo a uma mentalidade de partilha, de uma atitude descomprometida a uma Aliança com Jahwéh, da desconfiança em relação à proposta libertadora que Moisés lhes apresentou à confiança total num Deus que cumpre as suas promessas e que é fonte de vida e de liberdade para o seu Povo. A pregação de João lembrava aos israelitas a necessidade de voltar ao “deserto” e de percorrer um caminho semelhante àquele que os antepassados tinham percorrido.


6) Como é que os interlocutores de João reagiam às suas propostas?
Conforme o texto, acorria a ele muitas pessoas da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém para serem batizados, confessando os seus pecados.


7) Qual era o estilo de vida de João?
João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. Seu estilo de vida era sóbrio, desprendido, austero, simples – é um convite claro à renúncia aos valores do mundo. O estilo de vida de João corrobora a mensagem que ele apresenta.


8) O que é que João diz sobre esse Messias libertador, do qual ele é o arauto e o mensageiro?
João fala da “força” do Messias e define a sua missão: batizar no Espírito. O Messias terá, portanto, a força de Deus e a sua missão será comunicar esse Espírito de Deus, que transforma, renova e recria os corações dos homens.

Em síntese, João é o mensageiro, enviado por Deus para preparar os homens para a chegada do Messias. A mensagem transmitida por João – com a palavra e com a própria atitude de vida – é um apelo veemente à mudança de vida e de mentalidade, a fim de que a proposta do Messias libertador encontre lugar no coração dos homens. João deixa claro que a missão do Messias é comunicar o Espírito que transforma o homem.

Portanto, na mensagem principal do evangelho, João Batista afirma claramente que preparar a vinda do Messias passa pela “metanoia”, isto é, por uma transformação total do homem, por uma nova atitude de base, por uma outra escala de valores, por uma radical mudança de pensamento, por uma postura vital inteiramente nova, por um movimento radical que leve o homem a reequacionar a sua vida e a colocar Deus no centro da sua existência e dos seus interesses.

Neste tempo de Advento, de preparação para a celebração do Natal do Senhor, somos convidados a fazer uma transformação radical da nossa vida, dos nossos valores, da nossa mentalidade.

Reflita:

- Como é que nós estamos nos preparando?

- Estamos suficientemente atentos aos profetas que questionam o nosso estilo de vida e os nossos valores?


Brasília, 07 de dezembro de 2014.
Maria Auxiliadôra


Nenhum comentário:

Postar um comentário