quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

NÃO TEMAS, SERÁS PESCADOR DE HOMENS Lc 5, 1-11



Esse Evangelho relata a ação dos discípulos que partilharam a barca com Jesus, acolheram suas propostas, souberam reconhecê-lo como seu “Senhor”, aceitaram o convite para ser “pescadores de homens” e que deixaram tudo para seguir Jesus. É neste quadro que devemos reconhecer o caminho que nós, cristãos, somos chamados a percorrer.

Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, – pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede. Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.

Meus amigos, o que podemos extrair dessa passagem do Evangelho? O que diz a Palavra? O que nos é proposto?

Vejamos: esse Evangelho é uma catequese que procura apresentar as coordenadas fundamentais da identidade cristã, ou seja, o que é ser cristão, como seguir Jesus e o que é que implica seguir Jesus...

Quando Jesus estava falando ao povo, se viu comprimido, por isso subiu à barca de Pedro, não foi isso? Pois bem, de lá continuou a ensinar e, quando terminou, disse para Pedro lançar as redes. O que fez Pedro? Embora já tivesse tentado antes, ele até comenta “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede”, Pedro jogou as redes. Veio tanto peixe, tanto peixe, que foi preciso chamar outros pescadores para ajudar. Apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede quase se rompeu e encheram as barcas que quase foi ao fundo, imaginem a euforia... Diante daquele fenômeno tanto Pedro como João e Tiago se dizem indignos de estarem na presença de Jesus, porém Jesus diz que dali por diante ele seria pescador de homens.

Pois bem, qual o significado de Pedro ter lançado as redes, embora ele já tivesse a noite inteira tentado sem nada ter pescado? Lançar as redes é o mesmo que CONFIAR, OBEDECER porque foi a ordem que Jesus deu. Foi dessa confiança e dessa obediência que resultou o chamado para Pedro ser pescador de homens.

Reflitamos: nós confiamos e obedecemos ao Senhor? Se você tivesse tentado pescar a noite inteira e nada tivesse pescado faria o mesmo que Pedro, ou seja, confiaria e obedeceria?

Confiar, obedecer, esperar no Senhor são bênçãos que devemos renovar a todo instante...
Devemos pedir ao Espírito Santo, que tudo pode em nós, que nos dê a graça de confiar e obedecer a tudo aquilo que o Senhor nos ordenar.

Isso é ser cristão! Cristão é aquele que segue a Cristo, o nome vem daí... Ser cristão é estar no mesmo barco com Jesus, é escutar a proposta de Jesus, fazer o que Ele diz, cumprir as suas ordens, as suas indicações.

Muitas vezes, pelo nosso olhar racional, humano, as propostas de Jesus parecem ilógicas, sem sentido, fora da realidade do mundo, desse mundo que vivemos, aliás, os valores desse mundo são bem diferentes dos valores de Jesus...

Por isso, precisamos confiar, INCONDICIONALMENTE, entregar-nos nas mãos de Jesus, sem medo de ser feliz, afinal Jesus é o Senhor.

Por isso, devemos aceitar a missão que Jesus propõe: ser pescador de homens, isto é, continuar a obra libertadora de Jesus em favor do ser humano, libertando-o de tudo aquilo que rouba a sua vida e a sua felicidade.

Por isso, devemos aceitar a nossa missão de combater o mal, o egoísmo, a miséria, a injustiça, enfim, combater tudo o que oprime e impede a pessoa de viver com dignidade e de ser feliz.

Por isso, devemos deixar tudo e segui-lo.
Meus amigos, entrem no barco de Jesus e viajem com Ele.

Brasília 08/02/2013
Maria Auxiliadôra Martins Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário