terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO


Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. Mt 6,18

A Igreja celebrou no dia 22 de fevereiro de 2013 a FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO. Vamos conhecer um pouco mais a riqueza do significado da cátedra, do assento, da cadeira de São Pedro que se encontra na Itália, no Vaticano, na Basílica de São Pedro. Embora a Sé Episcopal seja na Basílica de São João de Latrão, a catedral de todas as catedrais, a cátedra com toda a sua riqueza, todo seu simbolismo se encontra na Basílica de São Pedro.

O que significa a palavra “cátedra”? Cátedra é o mesmo que sede ou assento, é o símbolo de presidência e magistério.

Fala-se de Cátedra de Pedro para referir-se à autoridade doutrinal do papa e de Cátedra do bispo para indicar seu assento na catedral, símbolo de sua autoridade doutrinal.

A autoridade do Papa fundamenta-se na Sagrada Escritura, no Evangelho de São Mateus no capítulo 6, essa pergunta que Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: "E vós, quem dizei que eu sou?" São Pedro, em nome dos apóstolos, assim afirma: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céu, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus".

Simão Pedro foi o primeiro dos Apóstolos, nascido em Cafarnaum, exercia a sua profissão de pescador quando se encontrou com Jesus de Nazaré. Deixou o trabalho, a casa e a família para seguir o Senhor. Pelos Evangelhos percebemos que Pedro era uma pessoa simples, espontânea e simpática e Jesus o escolheu como primeiro no grupo dos Doze. Pedro será o fundamento, a rocha sobre o qual se apoiará o edifício da Igreja; ele terá as chaves do reino dos céus.

Como se vê o fundador e o fundamento, que é o Nosso Senhor Jesus Cristo, o Crucificado que ressuscitou, a Verdade encarnada, foi Ele quem escolheu Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo com o carisma da infalibilidade. Esse carisma, da infalibilidade, bebe da realidade da própria Igreja porque a Igreja é infalível, uma vez que a alma da Igreja é o Espírito Santo, Espírito da Verdade.

E quem é o sucessor de São Pedro? Ora, o sucessor de São Pedro, na sua dignidade e poder, é o bispo de Roma. O bispo de Roma é o legítimo representante de Cristo na terra, é o chefe de todos os fiéis. É o papa!

De fato, o Papa está a serviço da Verdade, por isso, ao venerarmos e reconhecermos o valor da Cátedra de São Pedro temos que olhar para esses fundamentos todos. Não é autoritarismo, é autoridade que vem do Alto, é referência no mundo onde o relativismo está crescendo, onde muitos não sabem mais onde está a Verdade.

Nós olhamos para Cristo, para a Sagrada Escritura, para São Pedro, para este Pastor e Mestre universal da Igreja, então temos a segurança que Deus quer nos dar para alcançarmos a Salvação e espalharmos a Salvação. Essa vocação é do Papa, dos Bispos, dos Presbíteros, mas também de todo cristão.

A FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO, é especialmente significativa neste ano, em vista da anunciada renúncia do Papa Bento XVI à sua missão de Sucessor de São Pedro. Devemos acolher com amor as razões apresentadas por Sua Santidade, é sinal de humildade e grandeza, características marcantes nos oito anos de seu pontificado, é o que ressalta a Nota emitida pela CNBB sobre a renúncia do Papa Bento XVI. O Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, ao comentar sobre esse fato, disse com muita sabedoria: “Fiquem tranquilos e permaneçam unidos. O Papa quer o bem da Igreja”. Para Dom Sergio, a atitude de Bento XVI representou força e humildade. “É um gesto muito bonito, isso aumenta nossa admiração pelo Papa.”, ressaltou o Arcebispo.

Então, meu irmãos, vamos dar graças por Jesus Cristo ter fundado a nossa Igreja sobre a pedra que é Pedro, sinal vivo da santidade do Pai. Vamos repetir, muitas vezes e viver hoje a palavra: “Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja”

Brasília, 22/02/2013
Maria Auxiliadôra

2 comentários:

  1. Parabéns Maria Auxiliadora! Seu Blog é muito educativo e estou aprendendo mais sobre nossa religião que é a mesma, Católica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito agradecida Iriagotti, também estou a cada dia aprendendo um pouco mais. Um abraço.

      Excluir