terça-feira, 22 de novembro de 2011

DECÁLOGO DO TRÂNSITO


Dirigir é o mesmo que tomar ou seguir uma direção, ter uma direção, reger, gerir, administrar, indicar uma direção, indicar um rumo, ir em alguma direção ou a algum lugar, endereçar, governar, controlar. Dirigir é guiar um veículo, sob seu comando.

Para isso, exige-se capacidade, habilidade, aprendizagem teórica, prática, responsabilidade, comprometimento consigo e com o outro, respeito às leis de trânsito e à vida.

Mesmo com essas exigências, é comum acidentes no trânsito, muitas vezes por pura negligência, aumentando os casos de vítimas fatais ou de sobreviventes que se tornam inválidos.

De certo que as más condições na pista, como buracos, a falta de acostamento, as chuvas, pouca iluminação das vias, a falta de sinalização, falhas mecânicas, são fatores que aumentam o risco.

Porém, as estatísticas demonstram que 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, quando poderiam ser evitadas. Não basta o conhecimento técnico, se o condutor não mudar o comportamento. É essencial querer evitar o acidente, independentemente de quem tenha razão ou culpa. É preciso não expor a si e o outro a riscos desnecessários.

Preocupado com essa triste realidade, em 2007, o Vaticano divulgou um código de conduta para os fiéis, no qual recomenda que, primeiramente, o católico faça sempre o Sinal da Cruz antes de dar a partida para um trajeto e, se possível, recite um rosário durante a viagem.

Essas recomendações são até hoje extremamente importantes e devem ser observadas por todos. Resumidamente, são dez os “mandamentos” para o motorista:

I - Não matarás

II - Não farás da rua local para ferimentos graves

III - Enfrentarás os imprevistos com cortesia, retidão e prudência

IV - Serás amável e ajudarás o próximo nas dificuldades, em primeiro lugar as vítimas de acidentes

V - Não farás do teu carro expressão de poder e dominância, nem instrumento de pecado

VI - Convencerás os jovens e os nem tanto a não dirigirem quando não tiverem condições (alcoolizados)

VII - Apoiarás a família dos acidentados

VIII - Reaproximarás culpados e vítimas de acidentes, para que vivam a experiência do perdão

IX - Protegerás os mais vulneráveis no trânsito (ciclistas e pedestres)

X - Serás responsável pelos demais

Brasília/DF, 21 de novembro de 2011.
Maria Auxiliadôra

Nenhum comentário:

Postar um comentário