quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016

CNBB lança campanha da fraternidade 2016

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), lançaram nesta quarta-feira (10), em Brasília, a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, intitulada “Casa Comum, nossa responsabilidade”.
O foco da campanha deste ano é o saneamento básico. De acordo com as entidades, o saneamento básico já era um tema previsto para a campanha há dois anos, mas se tornou ainda mais urgente em 2016. As entidades ressaltam que o tema também serve como alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika, da dengue e a febre chikungunya.
Segundo o presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha, as entidades estão preocupadas com a “ameaça” do vírus às famílias brasileiras.
“Infelizmente a nossa casa comum está sendo hoje assolada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de  doenças, e a nossa família comum está sofrendo e morrendo por causa das  enfermidades transmitidas por ele. E a falta de saneamento básico tem contribuído para a proliferação dos mosquitos”, afirmou Dom Sergio.
O ministro das cidades, Gilberto Kassab, também participou da cerimônia de lançamento da campanha e afirmou que o Brasil ainda precisa avançar nas políticas públicas de saneamento básico. Para ele, há uma relação “muito forte” entre a ausência do tratamento sanitário adequado e proliferação do mosquito.
“[A proliferação do vírus] efetivamente tem uma relação muito forte com a ausência de tratamento e de esgotamento sanitário nas dimensões determinadas pelas organizações sociais. O Brasil, infelizmente, está ainda aquém desses índices [de saneamento básico]. Por mais que nos últimos 11 anos tivemos melhorias, que não tivemos em outras épocas do Brasil, ainda deixamos a desejar”, afirmou o ministro.
Segundo Kassab o governo está tratando o assunto como prioridade e vai investir cada vez mais no saneamento básico.
“É fundamental que possamos investir cada vez mais para que possamos ter condições de combater epidemias para que possamos proporcionar qualidade de vida às pessoas”, disse.
FONTE: http://www.maispb.com.br/158869/cnbb-lanca-hoje-campanha-da-fraternidade-2016.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário