segunda-feira, 7 de outubro de 2013

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

 O SANTO POBRE QUE ENRIQUECEU A HUMANIDADE

Hoje, 4 de outubro, comemora-se o dia de São Francisco de Assis. Conhecido como o protetor dos pobres e doentes e chamado de “patrono dos animais e do meio ambiente”, São Francisco de Assis foi um famoso frade e santo católico que nasceu em 05/07/1181, em Assis; na Itália, e morreu em 04/10/1226, também em Assis.

Provavelmente ele seja o santo mais popular e o mais presente na memória do povo. Mas, qual é o segredo de São Francisco? Que mistério o torna um santo sempre querido, invocado, apresentado como exemplo para todos os tempos da Igreja? Vejamos um pouquinho de sua história.

Batizado com o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone, trocaram-lhe seu nome para Francesco, ou seja, “francês”, pois seu pai era comerciante de tecidos preciosos comprados na França. De família que fazia parte da rica burguesia de Assis, seu pai tinha prestígio no nome e nas posses financeiras e queria que o filho fosse comerciante, mas a mãe queria-o um santo.

Porém, Francisco tinha a fama de ser um jovem rebelde, extravagante, dado às bebedeiras, esbanjador, aventureiro... Tinha o desejo de ser “herói” e, por isto, alistou-se, em 1202, como soldado, na guerra de Assis contra a Perúggia. Foi capturado e passou cerca de um ano preso, à espera de ser resgatado e foi libertado pelo pai, por motivo de doença, quando passa mais de um ano com longa enfermidade.

Recebeu seu chamado em Assis, durante uma farra com os amigos, onde foi tocado por Deus e, desde então, começou a perder o interesse pelas farras, dinheiro, riquezas, posses. Passou, então, por uma radical conversão e entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas às criaturas, passando a se preocupar com os mais necessitados e em fazer a vontade de Deus, servindo-O através da doação total e incondicional da sua vida.

Conta-se que indo, um dia a Roma, Francisco encontrou-se com um pobre e trocou com ele as suas ricas vestes e experimentou o que é a vida de pobre. Desde então, começou a dizer a seus pais e amigos: “Estou começando a enxergar uma luz no fundo do túnel”.

Em outro episódio, Francisco aproveitando a ausência do pai, em viagem, fez um grande volume dos melhores tecidos da loja de seu pai e vendeu para angariar dinheiro para a reforma da capelinha. Vendeu tudo, até o cavalo! O pai ficou furioso ao retornar e Francisco ficou escondido por um mês, com medo das represálias. Quando voltou para casa, a reação do pai foi violenta, pois achava que o filho estava exagerando. Foi quando Francisco, diante do bispo, do pai e de todo o povo curioso com o desfecho do episódio, se despe totalmente, coloca aos pés do pai suas roupas, suas moedas, tudo... inteiramente nú, explica que dali em diante seu único pai é o Pai Nosso que está nos Céus!

Assim, voltando-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundou a Ordem Mendicante dos Frades Menores, mais conhecida como ‘franciscanos’. Com Clara de Assis, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Nos correr dos séculos muitas outras congregações adotaram o espírito franciscano.

Como se vê, São Francisco teve uma radical conversão, seus gestos, atitudes autênticas, transparência de sua vida, presença no meio do povo, simplicidade de suas expressões, fervor e amor a Deus, aos homens e à natureza, confirmam o porquê ele é o mais popular e o mais presente na memória do povo.

São Francisco identificava-se tanto com Jesus Cristo que trazia em seus pés, mãos e peito os estigmas de Jesus. Portanto, foi o primeiro Santo estigmatizado na história da Igreja.

A fama de santidade que granjeou em vida, e que perdura até os dias de hoje, não decorreu de grandes manifestações de erudição religiosa, que jamais fez questão de possuir e, tampouco de seus milagres, que não obstante, foram muitos e impressionantes, mas do seu exemplo de uma vida de completa dedicação ao próximo, dedicação que era animada por uma comprensão profunda, uma sinceridade espontânea, uma simplicidade autêntica em todas as coisas, qualidades banhadas de uma calorosa fraternidade, simpatia e caridade.

Foi canonizado menos de dois anos após sua morte, em 06/07/1228, pelo Papa Gregório IX, e suas relíquias foram transladadas para a nova Basílica construída naquele ano.

Então, meus amigos, não estamos na Idade Média, mas a distância cronológica com os tempos atuais tem algo em comum: grandes mudanças. E grandes mudanças que exigem radicalidade, daí a atualidade da mensagem de São Francisco de Assis. Ele, burguês rico e individualista, rompe com todas aquelas estruturas econômicas e sociais, despe-se não só de sua roupa, mas de tudo que consistia o tipo de vida e vai viver uma pobreza absoluta e, embora tivesse preferência pelos mais pobres, como sempre foi em nossa Igreja, ele dialogava com os ricos e os levava a se dedicarem aos necessitados. Foi sempre este o testemunho de Francisco: o amor.

Como o mundo está precisando de amor, de caridade, de fraternidade, de solidariedade, especialmente com os mais necessitados... A exemplo de São Francisco de Assis, procuremos adotar as mesmas atitudes com relação aos pobres e animais, aos doentes, aos idosos, levando uma vida com mais simplicidade, caridade, dedicação e fé, para pregarmos o Evangelho na mesma proporção com que esse Santo pregou e viveu.

São Francisco de Assis, intercedei por nós junto ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

Brasília, 04 de outubro de 2013.

Maria Auxiliadôra

Nenhum comentário:

Postar um comentário