quarta-feira, 28 de agosto de 2013

JÁ ESTAMOS COM SAUDADES...


Ao refletirmos sobre os ensinamentos que o Papa Francisco nos trouxe por ocasião da JMJ – Jornada Mundial da Juventude - que aconteceu no Rio de Janeiro, passadas algumas semanas, ainda experimentamos a alegria, bondade, ternura, simplicidade, esperança, simpatia, ternura, amor e fé, da semana em que esteve no Brasil. A proximidade junto a todos, em especial, aos pobres, sofredores, doentes, marginalizados, crianças e idosos, confirma um rumo novo no caminho da evangelização.

Em seu discurso na cerimônia de boas-vindas, o Papa Francisco disse, de forma veemente, “Não trago ouro, nem prata, mas lhes trago o que demais precioso me foi dado: Jesus Cristo”. E enfatizou que o motivo principal de sua presença no Brasil transcende as suas fronteiras e que ele veio para a Jornada Mundial da Juventude; que veio para encontrar os jovens de todo o mundo atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor, que “querem agasalhar-se no seu abraço para, junto de seu Coração, ouvir de novo o seu chamado: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

Em sua despedida, o Papa disse em seu discurso que já começava a sentir saudades do Brasil, inclusive “... saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha.“ E que, continuou Sua Santidade, tinha a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantas jovens e demais pessoas que encontrou no que ele denominou “inesquecível semana.”

O Papa se dirigiu, naturalmente, aos jovens, como protagonistas desse grande encontro, e disse: “Deus lhes abençoe por tão belo testemunho de participação viva, profunda e alegre nestes dias! Muitos de vocês vieram como discípulos nesta peregrinação; não tenho dúvida de que todos agora partem como missionários. A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho. Foi Ele que viemos buscar nestes dias, porque Ele nos buscou primeiro, Ele nos faz arder o coração para anunciar a Boa Nova nas grandes metrópoles e nos pequenos povoados, no campo e em todos os locais deste nosso vasto mundo.

Papa Francisco, nós também estamos com saudades...

Brasília, 16 de agosto de 2013.
Maria Auxiliadôra




Nenhum comentário:

Postar um comentário