segunda-feira, 27 de junho de 2011

FAMÍLIA NO PLANO DE DEUS


O futuro da Igreja e da sociedade passa pela família.
(Papa João Paulo II)

O ser humano tem na família sua primeira e permanente escola para a vida comunitária, pois a família é escola por excelência, é o lugar onde se exercita e se adquire a prática da aceitação da pessoa do outro. A família é a célula da comunidade, a menor unidade comunitária, a base de qualquer comunidade. A família é realmente a escola da vida.

Família planejada por Deus e proclamada pela Igreja

A Igreja refere-se à família estruturada no casamento cristão como Igreja doméstica e escola do mais rico humanismo (Puebla, 589), que é o lar planejado por Deus, fundado numa união conjugal indissolúvel para conceber, gerar e formar pessoas e cidadãos. Essa aliança matrimonial, formada pela união conjugal do homem e da mulher, foi elevada por Jesus Cristo à dignidade de sacramento entre os batizados, que por isso é acrescentado o sinal sacramental e a graça.

Esse sinal precisa ser visível, reconhecido, fundamentado e eficaz

- Visível para que os outros vejam o amor do casal, se alegrem e se sintam estimulados a viver da mesma forma, pois dando testemunho de fidelidade e harmonia deste amor, pela educação dos filhos, pela participação ativa na renovação cultural, psicológica e social em favor do matrimônio e da família, pela vivência concretizada na escuta e no perdão, o casal torna-se exemplo e testemunho de vida, modelo de união conjugal.

- Reconhecido é o sinal que todos identificam como o casal demonstra ser e, neste particular, os filhos são os primeiros a constatar o amor dos pais, bem como a comunidade.

- Sinal fundamentado é aquele baseado na consciência que o casal tem da importância de seu papel, neste caso assumindo todas as graças e deveres do casamento. Assim, o casal amadurece seu comportamento e transmite seu amor.

- Sinal eficaz é o que cumpre o seu objetivo, ou seja, o casal sacramentado com o dom e a responsabilidade da paternidade deve criar os filhos num ambiente de amor, de diálogo, de escuta, de perdão, de doação, de fé, de família planejada por Deus.

Portanto, Deus tem um plano para a vida de cada pessoa, para a vida da família, que é a união fundada no casamento estável, pois a família é um bem privado e social, é um patrimônio da humanidade, estando a ela vinculados os valores fundamentais do ser humano e os mais sagrados direitos e deveres do cristão. Aquilo que foi planejado por Deus, quando acatado, responde às grandes ansiedades da pessoa, da família e dos relacionamentos humanos, dessa maneira, a família vai experimentar paz e felicidade.

Papel da família

A família estável tem papel insubstituível na formação das novas gerações. Ela é apoio à pessoa desde a concepção e por toda a existência. Nela, a pessoa tem a dignidade reconhecida, pois é integrada na comunidade e na sociedade. A família humaniza e socializa a pessoa e favorece a sua integração.

Cabe ressaltar, na cultura antifamília ter filhos é problema, bem como a gravidez, ao se negar que toda criança - imagem de Jesus que nasce - deve ser acolhida com carinho e bondade, por isso evita usar os termos “casal’, “esposo”, “esposa”, optando-se pelos termos “parceiros”, “companheiros”, “companheiras”.

É a melhor opção, do ponto de vista de saúde, para o Estado o qual deve apoiar a existência e a estabilidade da família. Nem o Estado ou nenhuma outra instituição humana substitui a família, ela é matriz essencial.

Novos modelos (“tipos”) de família

- monoparental (CF, art. 226, parágrafo único – comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes)
- formada por pais separados ou divorciados
- de segunda (ou terceira/quarta) união
- por uma só pessoa
- por mães ou pais solteiros
- de paternidade ignorada
- incompletas por opção

Não são iguais, como se vê. Porém, igualar os diversos “tipos” prejudica a própria família, bem como distorce a verdade sobre a família planejada por Deus; confunde as pessoas, agride a vida humana pela quebra do vínculo matrimonial, gera relacionamentos de má qualidade pessoal, na comunidade e na sociedade.

Distorce a verdade sobre o papel da família planejada por Deus, tanto para os filhos, para a Igreja, quanto para a sociedade, já que o matrimônio cristão é compromisso com os esposos, com a comunidade, com Deus, com a formação dos filhos na fé, com os cidadãos, por isso o plano de Deus é essencial para a família, para a boa qualidade de vida e para os relacionamentos.

Convém observar, muitas novelas, bem como a mídia, agridem a família, pois criam nas pessoas uma mentalidade antifamília, anticasamento; geram predisposição para o fracasso na união conjugal; enfraquecem os relacionamentos estáveis; são promotores de uma decadência social e do crescimento da insegurança e dos maus relacionamentos; geram ausência paterna, separação/divórcio, falta de escutar, de confiança, de perdão, de abertura, de diálogo.

Cabe ressaltar, “o fato de existir um modelo de família planejado por Deus não implica exclusão de famílias desestruturadas ou de pessoas vivendo distantes deste modelo. O chamado de Deus se estende a todos”, já que sua misericórdia é infinita. As famílias desestruturadas não devem ser excluídas; todos devem escutar e buscar a Deus e seu projeto.

Estrutura da família planejada por Deus

No Plano de Deus, a família é formada pela união do homem e da mulher, os quais devem ser livres, conscientes, capazes, abertos à vida e à mútua doação.

São suas finalidades: o bem dos cônjuges (para a felicidade) e a geração e educação da prole (gerar e educar novos seres humanos, os filhos).

São suas propriedades essenciais: indissolubilidade (perpetualidade, não pode haver dissolução) e unidade (fidelidade, não pode haver poligamia ou poliandria ou poliginia).

As relações advindas da família podem ser assim elencadas: relações interpessoais (da pessoa consigo mesma) e com Deus; maternidade; paternidade; filiação; fraternidade.

Enfim, a família é um lugar seguro e agradável; um lugar privilegiado de vida de comunidade cristã, não sem problemas, contudo um lugar onde se formam cidadãos para o Estado e a sociedade; é um bem para a pessoa, para o casal, para a Igreja e para a sociedade, por isso deve e precisa receber o apoio da Igreja, apoio comunitário, social e político; deve ser objeto de políticas inteligentes.

Fundamentos bíblicos e documentos do Magistério da Igreja que revelam o Plano de Deus para a família

1) Antigo Testamento: Gn 2,18; Ml 2, 13-16.

2) Novo Testamento: Mt 19, 3-9; Jo 2, 1-11; Ef 5, 21-28

3) Código de Direito Canônico (Cân. 1055)

4) Exortação Apostólica Familiaris Consortio.

5) Constituição Pastoral Gaudium et Spes

Desafios para o crescimento e o desenvolvimento da família

1) Dar o “sim” a Deus: toda pessoa é chamada por Deus e se quiser experimentar a Sua presença deve responder a este chamado com atitudes concretas de conversão.

2) Fidelidade: assumir e renovar o compromisso (doação mútua) pessoal; do casal; com Deus; com a comunidade (Igreja). A fidelidade ao cônjuge e a Deus é fundamento para o bem do casal, da família, da Igreja e da sociedade.

3) Orar diariamente.

4) Exercitar a cura e o perdão (dura a vida toda).

5) Cultivar o amor (romance) e a proximidade.

6) Ser presente, dedicar tempo ao outro e ao filho (doação mútua).

7) Dialogar com o outro, com os filhos, com toda a família.

Agindo dessa maneira, os filhos terão uma melhor preparação para o futuro casamento. A família que ainda não recebeu essa graça deve procurar fazer, preparando-se para a regularização do matrimônio, pois todo cristão é chamado a conhecer e viver o Plano de Deus e se empenhar pela sua realização, já que na grandeza desse Plano todos devem se colocar a caminho, aceitando os desafios de conversão.
Em 27/06/2011
Maria Auxiliadôra
___________________________
INSTITUTO NACIONAL DA FAMÍLIA E DA PASTORAL FAMILIAR (INAPAF) – SETOR FAMÍLIA E VIDA - COMISSÃO NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR (CNPF) – CURSO À DISTÂNCIA. União conjugal e Sacramento do Matrimônio. Fase 1 – Módulo 3 – Brasília: CNBB, 2008.

_______ Família no Plano de Deus. Fase 1 – Módulo 4 – Brasília: CNBB, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário